segunda-feira, 22 de novembro de 2010


Foi-se o tempo em que os óculos de sol eram apenas para proteger os olhos  da radiação solar e diminuir a claridade nas vistas mais sensíveis. Olhe em volta e repare a quantidade de pessoas que vestem um modelito como complemento da roupa ou do estilo. Não dá para negar que óculos de sol é fashion e está com tudo!
Para o visual ter sucesso, porém, não basta escolher a armação e lentes da moda. É preciso mais, muito mais. Cada pessoa tem um melhor modelo que equilibra o rosto e, para não errar, algumas regrinhas devem ser respeitadas:
  • Mulheres altas podem tudo! Os óculos grandes ficam um charme nelas porque a altura compensa o exagero da armação.
  • Quem tem cabelo liso e sem volume deve optar por modelos mais discretos.
  • Madeixas volumosas ficam bem com grandes armações.
  • O ajuste dos óculos deve ser feito a partir do nariz. Quem tem pouca altura no nariz se adapta melhor aos modelos com plaquetas, que são ajustáveis para que a armação fique na altura da sobrancelha.

Esses são os principais fundamentos a serem levados em consideração, mas há outros que fazem o encaixe ainda mais harmônico de acordo com cada formato de rosto:
  • Rosto redondo: para quebrar tantos círculos, aposte nos óculos retangulares.
  • Rosto quadrado: quem não quer correr o risco de parecer sisuda, deve escolher os ovais ou redondos.
  • Rosto oval: os ovais ganham harmonia com modelos quadrados.
  • Rosto triangular: o formato fica melhor com armações redondas ou ovais.


Segundo o especialista em óculos Francisco Ventura, além de levar em consideração os quesitos “técnicos” do rosto, o estilo e personalidade também contam e, portanto, todas as regras são flexíveis para quem aposta em construir um estilo.


Até a cor da pele interfere na escolha. O segredo para a boa combinação é apostar no contraste. Então, pessoas com a pele muito clara devem escolher as armações em tons mais escuros e vice-versa.

Agora que você já sabe como escolher o modelo ideal, saiba o que a moda dita como tendência: os óculos estão cada vez maiores e cobrem boa parte do rosto. Os brilhos, strass, pedras e estampas também estão em alta e fazem o estilo mais excêntrico ao lado dos também consagrados óculos com logomarcas gigantescas. O acetato preto, marrom ou mesmo os coloridos são versáteis e continuam imbatíveis. Os modelos aviadores são um clássico e combinam com quase todos os rostos. “O aviador só deve ser evitado por quem tem a maçã muito proeminente”, diz Ventura.


Lentes de qualidade


As lentes são os componentes mais importantes do óculos, mais do que o design. “Toda lente precisa ter filtro solar, seja ela escura ou transparente. Deveria ser um hábito das próprias óticas já oferecer a lente com proteção, mas poucos fazem isso. Assim como a pele precisa de protetor solar, os olhos também têm essa necessidade”, diz Ventura.

Quem quer ficar em dia com a moda deve optar pelas lentes em degradê. As clássicas preta, marrom e cinza continuam em alta. “As lentes coloridas são modismos e servem apenas para quem tem coleção de óculos”, diz.

Quem tem algum problema de visão, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo, também pode ter um óculos de sol. “As lentes com grau mais modernas conseguem acompanhar o designer da armação”, diz.


Curiosidades:


As lentes degradês protegem tanto quanto as lentes escuras. A diferença é sobre a claridade que cada uma delas deixa passar.
Lembra dos óculos transparentes que pareciam sem sentido? Na verdade, eles filtram os raios de sol, mas não alteram a cor do ambiente porque são transparentes. De qualquer maneira, a proteção está garantida.
O barato pode sair caro. As lentes de camelôs podem funcionar como prismas, aumentando o potencial do raio solar sobre o olho.

Como o verão está chegando,aproveitem para usar e abusar dessas dicas,a Barbarella tem vários modelos de óculos originais,do Marc Jacobs,Michel Kors entre outros. Quem tiver interesse é só entrar em contato!
Babi Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário